Escrita e Caráter
Crépieux-Jamin.
Encontrei em um sebo o livro L´écriture et caractere". Quinta Edição. 1909.
Muito bem conversado, com capa dura.
Pertenceu a grafóloga Jovina Ribeiro Gonçalves.
Morava em Paris:
Fonds
10. Rue Monsieur Le Prince.
A rua fica perto da Universidade Descartes e por de vista no Google Maps.
Atualmente abriga o
Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident Médiéval (GAHOM).
A referida grafóloga tinha inteligência acima da média; vontade e era bastante minuciosa.
As informações foram tiradas de sua escrita.
Provavelmente deve ter lido o livro algumas vezes, pois as anotações feitas com lápis tomam conta de todo o livro e se extendem até o final.
O livro em si:
Ter um livro de grafologia há um ano de seu centenário em mãos é um verdadeiro presente para os apaixonados por grafologia .
Foi com este livro que Klages iniciou seus conhecimentos em Grafologia.
Traduzido pelo poeta Hans Busse para o alemão em 1902; com a colaboração de Hertha Merckle.
La escritura y el Caractè. Em espanhol. 1908. Traduzido por M. Anselmo Gonzalez, Editado em Madrid.
A edição mais atual é em inglê HANDWRITING AND EXPRESSION
translated by John Holt-Schooling. Introduced by Nigel Bradley.
No Brasil foi publicado em 1935 pela editora Flores&Mano que ficava na Rua do Ouvidor; 145. no Rio de Janeiro. A tradução é do Dr. Elias Davidovich.
O Dr. Elias iniciou a tradução ds obras de Freud em 1933 com uma equipe composta de médicos e psicanalistas como Odilon Gallotti, Porto-Carrero, Elias Davidovich e Moysés Gikovate. Mais de 50 títulos são publicados ao longo da década.
Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem não-verbal
http://grafonautas.blogspot.com/
http://www.lingcorporal.com.br/
Excelência pelo conhecimento.
26 novembro, 2008
13 novembro, 2008
Velocidade
Escrita rápida de professor, 61 anos
A velocidade ajuda a diagnosticar a rapidez de reacção, o potencial, a estrutura biotemperamental, a intensidade de vida, a agilidade de actuação, de pensamento e de imaginação e a vivacidade do escrevente. Este género é difícil de medir, mas não impossível, porque a rapidez ou a lentidão deixam marcas na escrita. Quando o escrevente está na presença do grafólogo, para medi-la basta cronometrar a quantidade de letras realizadas num minuto e servir-se duma tabela de velocidade aferida para uma população com características semelhantes às do indivíduo a testar.
Em Portugal, não tenho conhecimento da existência de pesquisas neste domínio. Nesta página, mais tarde, apresentarei, os resultados de mais de dois mil testes realizados, junto de crianças e adolescentes em idade escolar sobre este género da escrita. Junto de algumas turmas realizei testes de leitura e de escrita, a fim de poder constatar se haverá alguma ligação entre a velocidade de escrita e de leitura. Seguem-se os principais espécies, com o respectivo significado psicomotor.
Em Portugal, não tenho conhecimento da existência de pesquisas neste domínio. Nesta página, mais tarde, apresentarei, os resultados de mais de dois mil testes realizados, junto de crianças e adolescentes em idade escolar sobre este género da escrita. Junto de algumas turmas realizei testes de leitura e de escrita, a fim de poder constatar se haverá alguma ligação entre a velocidade de escrita e de leitura. Seguem-se os principais espécies, com o respectivo significado psicomotor.
- Espasmódica (demasiado lenta) pode estar conotada com pessimismo, vulnerabilidade, indecisão, ressentimento.
- Lenta pode apresentar o significado de calma, prudência, afectividade, reserva, introversão, insegurança, observação, vontade fraca, vulnerabilidade, indecisão, atenção dispersa, passividade, dificuldade de coordenação de movimentos, falta de interesse, indolência, cansaço, disgrafia, dislexia, lentidão na aprendizagem, atenção dispersa.
- Pausada (calma) pode confirmar espírito de observação, precisão, reflexão, ordem, constância, prudência, aplicação, equilíbrio, ponderação, serenidade, calma, conciliação, estabilidade, autocontrolo emotivo, Pai (grafoanálise transaccional), falta de vivacidade, pouca emotividade e pouca sensibilidade, acomodação, conservadorismo.
- Fluida pode representar espontaneidade, autonomia, boa capacidade comunicação, continuidade de pensamento, desembaraço, disponibilidade, simpatia e habilidade prática.
- Rápida (dinâmica) pode dar a conhecer o nível de actividade, a criatividade, a originalidade, a agilidade mental, a desenvoltura, a capacidade de resistência, a confiança, o espírito de iniciativa, o dinamismo, a sensibilidade, a flexibilidade, a extroversão, a auto-segurança, a energia, o poder de decisão, a objectividade, a agitação, a inquietude, a impaciência e a inconstância.
- Precipitada (demasiado rápida) pode referir-se a uma personalidade com vivacidade, intuição, curiosidade, impulsividade, improvisação, imediação, desordem, falta de método, descontrolo, agitação psíquica e nervosa, pressa, irreflexão, precipitação, impaciência, irritabilidade.
07 novembro, 2008
Ligação/continuidade
Ligação
A ligação refere-se ao modo como o escrevente une ou não
umas letras às outras.
Esta espécie da escrita apresenta-nos a relação do sujeito com os outros e com o meio, a organização mental, a flexibilidade, a segurança, a estabilidade, a habilidade, o grau de constância e a adaptabilidade. Optei por separar a Ligação da Continuidade por aquela se referir mais às letras em si e esta à harmonia ou desarmonia do traçado.
As características psicológicas apresentadas não são suficientes para compreender a estrutura da personalidade do escrevente, mas são necessárias, porque foram deduzidas a partir da experimentação de grafólogos credenciados.
- Fragmentada (as próprias letras fragmentadas) pode assinalar intuição, dúvida, inquietude, inibição, ansiedade (na adolescência), eventuais distúrbios, impacto negativo com o ambiente, desintegração da personalidade.
- Justaposta (letras colocadas umas ao lado das outras) pode indicar intuição, autocontrolo nervosismo, reserva, precaução, meticulosidade, comedimento, insegurança, timidez, inadaptação, inibição, Criança Adaptada Submissa (grafoanálise transaccional).
- Colada chama a atenção para uma menor agilidade e uma menor capacidade de adaptação, para a insegurança, para a indecisão e para irritação.
- Soldada pode manifestar dificuldade de adaptação e de socialização, ânsia, fraca autonomia (adolescente)
- Reenganchada (sobreposição da parte inicial da letra seguinte com a final da anterior) pode ser sinal de vulnerabilidade, indecisão, consciência escrupulosa.
- Desligada (todas as letras da palavra feitas isoladamente) pode expressar análise, introversão, reserva, criatividade, independência, intuição, curiosidade, meticulosidade, estranheza, espírito de observação, necessidade de precisão, contemplação, habilidade artística, frieza afectiva, estranheza, evasão perante compromissos, inadaptação, ideias soltas, incoerência, falta de lógica, egoísmo, solidão, avareza, dificuldade de concentração, dogmatismo, bloqueio.
- Agrupada (duas ou três letras ligadas na palavra) pode significar equilíbrio entre lógica e intuição, entre impulso e reflexão, maturidade, capacidade de análise e de actuação, insatisfação, insegurança, dúvida, inibição.
- Palavra dividida em dois blocos (com largo espaço entre eles) pode confirmar confusão da parte com o todo, do acidente com a substância, contenção emotiva, prudência, síntese parcial (Moretti), elasticidade mental (escola francesa), repressão, inibição e indecisão.
- Ligada (palavra escrita sem levantar a caneta) pode exprimir espontaneidade, adaptação, socialização, fluidez, pensamento sistemático e lógico, síntese, força de vontade, convicções firmes, actividade, coerência, extroversão, cooperação, solidariedade, sociabilidade, convencionalismo e rotina.
- Combinada (ligações originais e aéreas) pode indiciar espírito inventivo, inteligência notável, agilidade intelectual, criatividade, originalidade, conexão pensamento-acção, flexibilidade, imprecisão e precipitação.
- Hiper-ligada (as palavras ligadas entre si) pode traduzir agilidade mental, produtividade, necessidade de comunicação, auto-estima, coesão, integridade, precipitação, euforia, mitomania, obsessão.
- Variada (uma parte do texto ligada outra não) pode reflectir Instabilidade, hesitação, incerteza, descontinuidade, dúvida, falta de critério, mobilidade, anarquismo.
- Anelada (em forma de anel) pode ser sintoma de amabilidade, simpatia, sedução, diplomacia, indecisão, astúcia, influenciabilidade.
- Ondulada pode revelar cordialidade, amabilidade, simpatia, diplomacia; fantasia, astúcia e falsidade.
- Em arcada pode atestar formalidade, reserva, reflexão, prudência, discrição, introversão, ocultação de pensamentos, egoísmo, falso interesse pelas coisas, falta de sinceridade, manipulação, pequeno professor (grafoanálise transaccional).
- Em grinalda pode evidenciar espontaneidade, convencionalidade, adaptabilidade, flexibilidade, vivacidade, acolhimento, benignidade, conciliação, abertura, receptividade, simpatia, Pai Protector (grafoanálise transaccional), influenciabilidade, indecisão, vacilação e moleza.
- Filiforme pode representar versatilidade, habilidade, vivacidade, necessidade de fazer depressa, diplomacia, improvisação, evasão, insegurança, astúcia, incapacidade de tomar decisões.
- Em diagonal ascendente pode ser prova de disputa, de agressividade encoberta, de falta de sinceridade.
- Em meandros pode ser sinónimo de reacção do adolescente com esforço e tensão à sensação de relaxamento, imaturidade, convencionalismo.
- Angulosa pode explicar a reacção do adolescente com esforço e tensão à sensação de relaxamento, a imaturidade e o convencionalismo
- Mista (ângulo, grinalda, arco) pode ser sintoma de dinamismo ou de instabilidade.
As características psicológicas apresentadas não são suficientes para compreender a estrutura da personalidade do escrevente, mas são necessárias, porque foram deduzidas a partir da experimentação de grafólogos credenciados.
Continuidade
A continuidade está associada ao nível de constância, de persistência, de perseverança, de estabilidade e ao nível de relacionamento com o outro.
- Homogénea exprime a tendência para equilíbrio, estabilidade, tenacidade, rectidão, constância, persistência, ordem, disciplina, força de vontade, sensatez, moderação, controlo emotivo, apatia, insensibilidade, Pai (grafoanálise transaccional).
- Monótona refere-se à tendência à apatia, à indiferença, à indolência e à passividade.
- Proteiforme pode interpretar-se como sinal de versatilidade, criação artística, irresolução, instabilidade, dispersão, impulsividade, capricho, hiperemotividade, sobreexcitação, natureza desconfiada, agitação contínua e descoordenada e hiper-petulância.
- Ritmada corresponde à tendência para adaptação, optimismo, equilíbrio, e sensibilidade harmónica.
- Desarmónica expressa uma grau exagerado de emotividade e desequilíbrio.
- Estereotipada (traçada dum modo mecânico) pode mostrar falta de personalidade, inconsistência, rotina, conformismo, dissimulação, tendência para obsessão escondida por máscara de impenetrabilidade, paranóia.
- Retocada indicia necessidade de clarificação, perfeccionismo, escrúpulo, indecisão, insegurança, necessidade de correcção, vulnerabilidade, dúvida, falta de autoconfiança, preocupação com a autodefesa, arrependimento, ansiedade, angústia, Criança Adaptada (grafoanálise transaccional)
- Variável (ao longo da vida) fornece sinais de, exteriorização, intuição, curiosidade, espontaneidade, personalidade múltipla, imaginação.
Veja se os seus manuscritos se enquadram nalguma destas espécies. E fique a saber que a estagnação, a evolução ou a alteração a nível psicológico ficam espelhadas na escrita. Porém, uma boa análise requer vários textos escritos em períodos diferentes.
Pessoal
A capa do livro "O que é Grafologia" a ser lançado no dia 13 de Dezembro em São Paulo é uma homenagem ao grafólogo francês Crépieux- Jamin.
A caneta está em tons verde-amarelo - isto se auto-explica.
O livro traça um panorama da grafologia e como é utilizada atualmente de forma moderna.
Muito de Jamin se foi, mas seu espírito permanece.
No livro, de forma direta ou indireta faça citações do grandes grafólogos brasileiros e das pessoas que trabalham para a evolução do método do Brasil.
Trata-se de uma revisão total de meu primeiro livro. Poderia chamar O que é grafologia 2.
Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem não-verbal
Excelência pelo conhecimento.
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
- a grafologia (1)
- Acontecimentos (8)
- agradecimento (1)
- alfabeto grafologico (1)
- análise bilhete dilma (1)
- analise da escrita (1)
- análise de personalidade (4)
- analise grafologica (3)
- análise grafológica (5)
- análise grafológica dilma (2)
- Análises grafológicas (28)
- aprender caligrafia (6)
- avaliação grafológica (2)
- Carreira (1)
- carreira RH (1)
- cético (1)
- Citações grafológicas (1)
- cristiano ronaldo (2)
- cultura organizacional (1)
- curso de grafologia (2)
- curso grafologia online (1)
- curso grafologia sp (1)
- cursos de grafologia (3)
- decio vanderlei nogueira (1)
- dilma bilhete (1)
- dilma presidente (1)
- escrita (1)
- estudo da escrita (1)
- estudo da grafologia (1)
- estudo da letra personalidade (1)
- estudo de personalidade gratis (1)
- estudo grafologico (1)
- exame grafológico (2)
- exame palográfico (1)
- exercícios de escrita (1)
- g grafologia e personalidade (1)
- g1 (1)
- Géneros e Espécies (31)
- grafoanálise (1)
- grafoligia (3)
- grafolofia (2)
- grafologa (2)
- grafológa (1)
- grafologia (10)
- grafologia aluno (1)
- grafologia analise (1)
- grafologia assinatura (2)
- grafologia assinaturas (1)
- grafologia auto ajuda (1)
- grafologia cético (1)
- grafologia curitiba (1)
- grafologia curso (1)
- grafologia cursos (1)
- grafologia dicas (2)
- grafologia download (2)
- Grafologia e Escola (5)
- grafologia e personalidade (2)
- grafologia e vendas (1)
- grafologia estudante (1)
- grafologia exemplos (3)
- grafologia forense (1)
- grafologia funciona (1)
- grafologia g1 (1)
- grafologia gratis (2)
- grafologia letra (2)
- grafologia letra a (2)
- grafologia letra d (1)
- grafologia letra e (1)
- grafologia letra f (1)
- grafologia letra g (3)
- grafologia letra m (1)
- grafologia letra o (1)
- grafologia letra p (1)
- grafologia letra r (1)
- grafologia letra s (1)
- grafologia letras (3)
- grafologia na escola (1)
- grafologia on line (1)
- grafologia online gratis (1)
- grafologia pdf (1)
- grafologia personalidade (1)
- grafologia professor (1)
- grafologia t (2)
- grafologia teste (2)
- grafologia teste gratis (3)
- grafologia teste online (3)
- grafologia testes (1)
- grafológica (2)
- grafológico (4)
- grafologista (1)
- grafologo (1)
- grafológo (1)
- grafólogo (4)
- grafológos (2)
- grafonauta (1)
- grafopatologia (1)
- grafotecnica (1)
- grafoterapia (1)
- Grupos de Estudo ABRH (1)
- História da Grafologia (2)
- Instrumentos (5)
- Investigações (9)
- irmão villas boas (1)
- litoral de sp (1)
- livro grafologia (1)
- Papéis da grafologia (10)
- Perfis grafológicos (11)
- perícia grafológica (1)
- personalidade atraves da caligrafia (1)
- personalidade atraves da escrita (1)
- personalidade pela escrita (1)
- pratica da escrita (1)
- presidente dilma grafologia (1)
- pseudociencia (1)
- psicotécnico (1)
- recrutamento seleção (1)
- recrutamento e seleção (1)
- rede globo (1)
- reflexão (1)
- são vicente (1)
- significado letra (1)
- sobrag (1)
- sociedade brasileira de grafologia (1)
- Terminologia (1)
- teste caligrafia personalidade (1)
- teste de grafologia gratis (1)
- teste de grafologia online (1)
- teste grafologia (2)
- teste grafologico (1)
- teste grafológico (4)
- teste grafologico gratis (2)
- teste palográfico (1)
- teste vocacional (1)
- Testes de desenho (1)
- tudo sobre grafologia (2)
- tv globo (1)
- velocidade da escrita (5)
- vidas passadas (1)
- video grafologia (1)