30 julho, 2010

Velocidade da escrita - Conclusão (5)

A velocidade de escrita aumentou gradualmente em ambos os sexos, dos 6,6 aos 18 anos, tanto nos testes da versão cuidada como nos da versão rápida.


Da primeira versão não apresentei os resultados estatísticos, porque tal não era o objectivo deste trabalho. O teste de velocidade da escrita cuidada serviu para poder comparar a quantidade de letras conseguidas em cada caso e observar a capacidade de aceleração e ritmo de escrita de cada aluno. Houve alguns casos, apesar de raros, em que fizerem menos letras à velocidade máxima do que à velocidade normal (escrita cuidada).


Os professores dos vários níveis de ensino manifestaram-se muito receptivos a este projecto, facilitando e apoiando a realização dos testes. Alguns solicitaram que, num próximo ano lectivo, voltasse a repeti-los, para verificarem se houve evolução na escrita por parte dos seus alunos.


Muitas crianças sentiram-se valorizados ao percepcionarem que alguém, mesmo não sendo seu professor, se interessava pela sua escrita – actividade que o pode conduzir ao insucesso ou fomentar o sucesso.


Os docentes têm aqui mais um instrumento que lhes pode facilitar a verificação do progresso ou do retrocesso dos seus alunos e permitir a prevenção de futuros conflitos internos.


Cheguei à conclusão que, no âmbito educativo, a intervenção do grafólogo na escola e a sensibilização por parte dos educadores para os problemas da escrita (ou que a escrita desenterra) podem constituir um meio importante para elevar o nível de ensino/aprendizagem no nosso país.


As crianças entusiasmavam-se com a realização do teste da escrita veloz. E notei que algumas, mesmo durante o teste de escrita cuidada, já procuraram acelerar o ritmo. Outras, mais ansiosas, quando lhes pedi que escrevessem muito depressa, agitaram-se tanto que perderam velocidade.


Perante uma criança com uma escrita espasmódica ou muito lenta para a sua idade e ano de escolaridade, não se pode “fazer de conta” nem mentir-lhe, mas encorajá-la a iniciar exercícios de reeducação para desenvolver as suas potencialidades gráficas.




Escrita lenta, aluno do 5º ano, 12 anos, velocidade máxima de 78 letras por minuto, com problemas de dislexia e de disgrafia.
Escrita lenta de criança, de 12 anos, com problemas de disgrafia e de dislexia.


Por vezes, apareceram-me crianças disgráficas que, desmotivadas para a reeducação, se consideravam inferiores às outras, por causa das dificuldades na escrita. Nestes casos, é também, necessária a intervenção do psicólogo.


Com crianças é importante valorizar não apenas a velocidade, mas também a forma e legibilidade das letras. Elas, muitas vezes, preferem escrever menos e fazer uma letra mais bem feita, porque escrever mal é faltar ao cumprimento das normas prescritas pelo professor e pelo sistema educativo.

18 julho, 2010

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL


Conforme notificação que recebemos, este Blog mereceu entrar para o "100 grafológiai honlap" , ranque dos mais importantes sites de Grafologia do mundo, de acordo com o GRAFOLÓGIAI INTÉZET, o mais conceituado Instituto de Grafologia da Bulgária, localizado em Budapest.
Estamos certos de que isto é fruto de um trabalho árduo e honesto em favor da Grafologia do Brasil.

Para acessar a página do Grafológiai Intézet e ver nossa participação: http://www.szimbolika.hu/grafolinkek.html

15 julho, 2010

MARCA DO SIMPÓSIO


A eleição do FAROL DA BARRA como é conhecido o conjunto de fortaleza e farol foi escolhido por nós para compor a marca oficial do Simpósio Internacional de Grafologia não por acaso.

O fato desse conjunto ter sido colocado no centro da Bandeira Brasileira, também não foi por acaso.

Como todos sabem, o Brasil nasceu na Bahia, porque Salvador foi a primeira cidade construída no Brasil (1549), por determinação da Coroa Portuguesa e foi a primeira capital do país. Era, nos seus primórdios, uma "cidade fortaleza", porque na época Portugal e Espanha tinham de se defender de corsários. A defesa das cidades era feita por Fortes, que eram construídos em pontos estratégicos.

O Forte de Santo Antônio da Barra, ou simplementes Forte da Barra, foi construído ainda no Século XVI e, juntamente com o de Santa Maria, defendia a entrada da Baía de Todos os Santos do ataque de invasores.

No Século XVIII, o Farol foi construído dentro do Forte, para orientar a navegação. Daí nasceu o conjunto de forte e farol, hoje conhecido como FAROL DA BARRA.

Assim, a simbologia que trouxemos para a marca oficial do Simpósio, quer se reportar a três elementos históricos: 1 - Salvador como primeira cidade do Brasil; 2 - o Forte como marco de lutas e resistências; 3 - o Farol, como elemento que ilumina, que direciona, que dá oportunidade de não se perder, de encontrar os caminhos... Tudo isto, colocado no centro da Bandeira Brasileira, para significar que o Simpósio Internacional de Grafologia acontece NO CORAÇÃO DO BRASIL, que é a Cidade da Bahia, Salvador.

Então, a marca do evento quer evocar o Passado, as lutas, as batalhas e também o direcionamento que nossos antepassados tiveram para consolidar a nação brasileira, desejando que A GRAFOLOGIA BRASILEIRA seja sólida como a fortaleza da Barra e possa nos iluminar, sempre, como um Farol, no caminho da Verdade, da Justiça e da Ética, para um futuro promissor e cheio de conquistas.

É com esse espírito que desejamos receber todos os participantes do Simpósio, especialmente nossos colegas grafólogos do Brasil e de tantos outros países, como Argentina, Paraguai, Chile, México, Espanha, Itália e Suiça.

Sejam todos muito BEM VINDOS!!!




NO TABULEIRO DA BAIANA TEM...


O Prof. Eduardo Evangelista seguindo para Aracaju (Sergipe) no próximo dia 12 de Agosto quando fará uma palestra aberta sobre Grafologia, com o título "CAMPOS DE APLICAÇÃO DA GRAFOLOGIA".

O evento, organizado pela PRIME CONSULTORIA E PRODUÇÃO EM EVENTOS, empresa de Aracaju, será realizado no Auditório do SENAC, com capacidade para 200 participantes e está marcado para as 19:30 daquele dia.

A PRIME é representante oficial do SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GRAFOLOGIA para todo o Estado de Sergipe.

Maiores informações: http://www.grupoprimeconsultoria.com.br/

13 julho, 2010

“Descobrindo aptidões vocacionais e profissionais por meio da Análise Grafológica"

Descobrir a vocação é de grande importância também para os desistentes de cursos superiores, pessoas insatisfeitas e frustradas com a sua carreira, mudanças de valores, surgimento de novos campos de trabalho, resgate de projetos, melhor qualidade de vida e a busca do que realmente possa trazer-lhe felicidade e prazer em exercer. Atualmente, com o aumento da expectativa de vida, muitos começam a plantar um novo projeto aos 40, 50, 65 anos ou até mais , para voltar a viver com alegria e entusiasmo.
Sempre é tempo de ser feliz!

07 julho, 2010

Simpósio Internacional de Grafologia Salvador – Bahia 17 a 19 de Setembro de 2010 Centro de Convenções HOTEL VILA GALÉ SALVADOR

Mesa Redonda Internacional no dia 18 de setembro, em Salvador, com os maiores nomes da grafologia mundial :

ISABEL SÁNCHEZ-BERNUY (Espanha), MERCEDES TENEMBAUM (Argentina), MARÍA DEL CARMEN LAJE (Argentina), JORGE MARCICH COLINA (Chile), LENA SANTOS - Presidente da Sociedade Brasileira de Grafologia (Brasil), PAULO SERGIO DE CAMARGO (Brasil), ELISABETH ROMAR (Brasil), Professor JULIO CAVALLI ( Argentina), Professor ANTONELLO PIZZI, Presidente da Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura (Itália), SERGIO BELLO, da Suiça e o Professor RUBÉN DARIO AVALOS GÓMEZ, do Paraguai, LUISA GUBITOSI DE MEDEIROS (Brasil), ANA CECILIA AMADO SETTE (Brasil), ERWIN ANDRÉ LEBL (Brasil) e muitos outros que ainda vão confirmar suas participações.
A Organização do Simpósio emitirá um Certificado específico para todos os participantes desta parte do evento.

Simpósio Internacional de Grafologia - Salvador - Bahia

Mesa Redonda Internacional no dia 18 de setembro, em Salvador, com os maiores nomes da grafologia mundial :


ISABEL SÁNCHEZ-BERNUY (Espanha), MERCEDES TENEMBAUM (Argentina), MARÍA DEL CARMEN LAJE (Argentina), JORGE MARCICH COLINA (Chile), LENA SANTOS - Presidente da Sociedade Brasileira de Grafologia (Brasil), PAULO SERGIO DE CAMARGO (Brasil), ELISABETH ROMAR (Brasil), Professor JULIO CAVALLI ( Argentina), Professor ANTONELLO PIZZI, Presidente da Associazione Internazionale di Psicologia della Scrittura (Itália), SERGIO BELLO, da Suiça e o Professor RUBÉN DARIO AVALOS GÓMEZ, do Paraguai, LUISA GUBITOSI DE MEDEIROS (Brasil), ANA CECILIA AMADO SETTE (Brasil), ERWIN ANDRÉ LEBL (Brasil) e muitos outros que ainda vão confirmar suas participações.
A Organização do Simpósio emitirá um Certificado específico para todos os participantes desta parte do evento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores