30 agosto, 2011

A escrita do esquerdino

O canhoto, no passado, era considerado um desajeitado, que se adaptava com dificuldade
 ao mundo feito à medida do destro. A discriminação negativa, baseada em preconceitos e superstições ligados à utilização da mão esquerda, muito comuns nos tempos idos e em várias civilizações, é, ainda, hoje, bem visível nalguns comportamentos sociais. 


Esquerdina do 12º ano, com 19 anos

São muitos os esquerdinos célebres, desde Leonardo Da Vinci até Bill Gates, passando Albert Einstein, que se destacaram no campo das ciências e das artes.

Na investigação que estou a ultimar sobre esquerdinos darei conta, neste blog, de alguns aspetos que poderão distinguir a sua escrita da dos destros.

 A criança, com tendência a utilizar predominantemente a mão esquerda, contrariamente ao que sucedia no passado, não deve ser contrariada, sob pena de prejudicar a qualidade da escrita e o sucesso educativo.
                                                                                Esquerdino do 1º ano, com 7 anos

Antes dos três anos não se encontra ainda definido o predomínio da lateralidade esquerda ou da direita. É, especialmente, no período pré-escolar e no início da aprendizagem escolar que se consolida a opção pela mão predominante. A criança começa a apresentar uma maior destreza de uma mão sobre a outra para escrever e para outras atividades. Nesta altura, o esquerdino tem que fazer mais esforço do que o destro para conseguir a mesma habilidade na motricidade fina.


O movimento da escrita da esquerda para a direita torna-se mais difícil para o esquerdino por sentir dificuldade em arrastar a caneta. O problema torna-se ainda maior, se não lhe forem ensinadas as técnicas apropriadas da escrita, como a posição da mão e do instrumento de escrever, a fim de não quebrar o ritmo nem esconder as palavras que acaba de redigir.

Enquanto o destro tem tendência a inclinar a folha para a esquerda, o esquerdino fá-lo para a direita. A escrita mais natural para o esquerdino seria iniciar as linhas e as palavras da direita para a esquerda, à semelhança da letra ao espelho.

Os esquerdinos encontram-se em todas as culturas. A sua percentagem talvez fosse maior se não houvesse ainda alguns contrariados por pressão social a escreverem com a mão direita.

Existem casos de ambidestrismo, em que o escrevente utiliza, com a mesma habilidade, qualquer das mãos. Quando a lateralidade for ambivalente, será conveniente que a criança opte pela mão direita. Pois, os esquerdinos encontram-se em desvantagem ao fechar uma torneira ou ao observar as horas num relógio, em que o seu funcionamento foi executado a pensar nos destros.
A principal causa do sinistrismo ou mancinismo é de origem genética, no predomínio  do hemisfério direito nos esquerdinos e do esquerdo nos destros.

28 agosto, 2011

GRAFOLOGIA-PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

A Associação de Mulheres Espanholas do Rio de Janeiro, convida você para  a palestra:

 
Descobrindo Inteligências e Habilidades
por meio da Analise Grafológica.

Público Alvo: Profissionais da área de RH,  Empresários, Psicólogos, Pedagogos, Administradores, Advogados  e demais profissionais e estudantes que tenham interesse em conhecer a Grafologia e seus benefícios.

PALESTRA  COM ELISABETH ROMAR

Dia: 03 de setembro
Local : Rua Maria Eugenia 300   – Casa de Espanha 
Horário:   das 9:30 ás 12:30h.
 
Entrada livre, cortesia da Casa de Espanha.Vagas limitadas.
 
RESERVA NO E-MAIL DA ASSOCIAÇÃO DE 
MULHERES ESPANHOLAS DE RIO :
amedrio2010@gmail.com

GRAFOLOGIA-PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

A Associação de Mulheres Espanholas do Rio de Janeiro, convida você para  a palestra:

 
Descobrindo Inteligências e Habilidades
por meio da Analise Grafológica.

Público Alvo: Profissionais da área de RH,  Empresários, Psicólogos, Pedagogos, Administradores, Advogados  e demais profissionais e estudantes que tenham interesse em conhecer a Grafologia e seus benefícios.

PALESTRA  COM ELISABETH ROMAR

Dia: 03 de setembro
Local : Rua Maria Eugenia 300   – Casa de Espanha 
Horário:   das 9:30 ás 12:30h.
 
Entrada livre, cortesia da Casa de Espanha.Vagas limitadas.
 
RESERVA NO E-MAIL DA ASSOCIAÇÃO DE 
MULHERES ESPANHOLAS DE RIO :
amedrio2010@gmail.com

27 agosto, 2011

PALESTRA - IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DA GRAFOLOGIA





RIO GRAFFO





Data => 29 de agosto

Local => FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

Endereço => Rua Araguaia nº 3 – Freguesia - Jacarepaguá

Horário => 19:00h

Palestrante: Regina Swartzman, Sócia Diretora da RIO GRAFFO Desenvolvimento do Potencial Humano com Pós Graduação “Latu Sensu” em Gestão de Recursos Humanos e Complementação Pedagógica (Universidade Candido Mendes), Graduação em Serviço Social na UGF (Universidade Gama Filho), especialização em Recursos Humanos e formação em Grafologia, Grafopatologia, Grafotecn ia e Grafoscopia, Membro efetivo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos. Membro efetivo da SOBRAG – Sociedade Brasileira de Grafologia sob o nº 00.042, além de possuir um sólido conhecimento e refinada percepção do potencial humano desejado pelo mundo corporativo.



Rua Conde de Bonfim, 44 - Sala 403 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

(21) 3079-4175

www.riograffo.com.br newsletter@riograffo.com.br


Encontro com a Grafologia de Venezuela





















O Instituto Superior Emerson recepcionou colegas da Asociación Venezolana de Grafología y Grafotecnia que visitaram recentemente a capital da Argentina.

O encontro teve a participação da Asociación de Grafólgos Oficiales de la República Argentina, do Instituto de Técnicas Neuroescriturales de Chile (INGPEC) e do IGRAPHOS.




Nosso agradecimento a Adriana Ziliotto, Diretora do Instituto Superior Emerson e Presidente da A.G.O.R.A. pela oportunidade que nos ofereceu de também recepcionar os nossos queridos colegas da Venezuela.







12 agosto, 2011

INSTITUTO SUPERIOR EMERSON - Boletín nº 25/2011



A todos nuestros alumnos, egresados, profesionales y amigos:



El martes 16 de agosto se reanudan las clases y el miércoles 17 se inicia nuevamente la Carrera Oficial en Grafología, de 2 años de duración, con Título Oficial de Validez Nacional (http://emerson.com.ar/requisitos_de_insc.html)



Por este motivo el sábado 13 de agosto a las 16 hs se ofrecerá en nuestra Sede una charla informativa al respecto.





A partir del martes 16 de agosto también comienzan:



- Cursos de Post-tíltulo con Certificación de la Secretaría de Educación (más info: http://emerson.com.ar/Cursos_y_seminarios.html#oficiales)



- Talleres y Seminarios (más info: http://emerson.com.ar/Cursos_y_seminarios.html#bitricua)



- Cursos de Actualización Permanente (más info: http://emerson.com.ar/Cursos_y_seminarios.html#actualizacion)





Recordamos nuestras actividades internacionales que también se desarrollarán en el presente cuatrimestre:



- "Encuentro con la Grafología Venezolana", el sábado 20 de agosto, en nuestra Sede, Ayacucho 560, Buenos Aires, Argentina (más info: http://emerson.com.ar/Seminarios_inter.html)



- "Encuentro Sudamericano de Grafología 2011", los días 17 y 18 de setiembre en Salvador, Bahía, Brasil (más info: http://emerson.com.ar/Seminarios_participaciones.html)





Consultas e inscripciones:

recepcion@emerson.com.ar

4373-4300 / 0011 / 0012



Cordialmente,

Instituto Superior Emerson (A-1191)





, , , ,

Ayacucho 560 - CP: 1026 - Buenos Aires - Argentina

(54-11) 4373-4300 (54-11) 4373-0011 (54-11) 4373-0012

emerson@emerson.com.ar www.emerson.com.ar



10 agosto, 2011

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA


É a capacidade de construir frases e textos, aplicando de forma criativa as palavras usando adequadamente a linguagem oral e escrita para expressar idéias, comunicar, entreter, negociar e adquirir novos conhecimentos.

Relaciona-se com todas as demais inteligências e, particularmente com a lógico-matemática e a cinestésica - corporal.

Para obter um bom desempenho no campo social esta inteligência é indispensável ao ser humano.   
                                                                                           
Encontrada nos poetas, escritores, políticos, vendedores, autores, jornalistas, locutores, advogados, professores de idiomas, bibliotecários, tradutores, locutores.


Entre alguns Sinais Gráficos, encontra-se: Escrita inclinada, espaçada entre letras e palavras, progressiva, legível, combinada. O tamanho vai variar com o grau de extroversão e introversão.
               
Nos literatos e críticos encontramos sinais  complementares e específicos , entre eles: escrita ágil, rápida e simplificada; Letras maiúsculas gregas, dextrógira com sutis desigualdades, combinada,personalizada. Letra “d” com haste em bucle e iniciais podendo ter origem na zona superior, mostrando a imaginação e a originalidade das idéias.

O senso crítico pode ser percebido quando a escrita se apresentar de forma ascendente, com ovais estreitos, larga entre as palavras, zona inferior curta, finais das palavras e barras dos “tt” aceradas.

Escritores com sensibilidade afetiva e intelectual, segundo Manuel Moreno, frequentemente apresentam escrita de movimento flutuante associada à escrita rápida, regular e com boa pressão.






Autógrafo de Nelson Falcão Rodrigues, dramaturgo, escritor e jornalista. Suas obras contém uma abordagem psicanalítica sobre as angústias,  obsessões, traumas, taras, revelando os choques frequentes entre desejos e ideais, instintos e valores,  mostrando o que Jung denominou de Sombra.

Escrita legível, larga entre as palavras e entre as letras, pastosa, massiva, espaço entre linhas equilibrado, ovais estreitas, ângulos B de Moretti, combinada, agrupada, variação de pressão, finais curtos e inexistentes. Letras iniciais “P” e “R” infladas, lembrando  símbolo fálico na letra "R" .
Revela a capacidade de observar fatos, de fazer avaliações críticas, erotismo e energia canalizada para idéias e pensamentos.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores