30 junho, 2012

Atendimento aos Candidatos - o Profissional de R&S


No nosso dia-a-dia profissional vejo que muitas vezes, na correria para fecharmos vagas, podemos deixar alguns pontos importantes passarem despercebidos no tratamento com os candidatos.
Tenho acompanhado em fóruns de discussão na internet e mesmo depoimentos de pessoas conhecidas, como muitas vezes a atenção dispendida com um potencial candidato é deixada de lado por algumas empresas.
Quando ligamos para um candidato para agendarmos uma entrevista devemos ser profissionais, mas mais do que isso, devemos ser calorosos, devemos saber vender a empresa na qual estamos representando e também mostrar ao candidato os benefícios que a empresa oferece.
Hoje em dia está cada vez mais complicado fechar vagas de emprego, as pessoas estão mais exigentes e na maioria das vezes escolhendo os seus empregos. O profissional de RH precisa ser "humano" e saber convencer um candidato a comparecer na entrevista. 
Mesmo assim, muitas vezes diversos candidatos desistem de ir nas entrevistas, mas esse já é um outro tema para debate.
Quando chegam na empresa para ser entrevistados, não devemos deixar os candidatos esperando, isso só aumenta  a ansiedade dos mesmos podendo fazer com que ele não se saia tão bem na entrevista quanto poderia. Claro que eles devem ser flexíveis, mas convenhamos, se não foi algum imprevisto muito urgente que a empresa teve, procure sempre ser pontual com os seus atendimentos.
Outro assunto que gostaria de abordar é a devolutiva, infelizmente nem sempre conseguimos dar um retorno para um candidato não aprovado, agradecendo o seu comparecimento na entrevista, mas esse é um ponto que cerca de 95% das empresas precisam avaliar e tentar otimizar essa comunicação.
Vamos lá, vamos tratar bem nossos futuros colaboradores e colegas! Ser profissional de RH também é isso, é ser humilde, pontual, correto e ético!

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