06 julho, 2005




Assinatura do Delúbio Soares
Escrita iIlegível, confusa, ligada, sobressaltada, torções, complicada, emaranhada, finais com traços regressivos.

O finais regressivos (primeira palavra) assinalam uma atenção dirigida para os próprios problemas e certa despreocupação ou falta de interesse com os problemas dos demais. Avidez, necessidade de guardar, conservar para si e para os seus e de prever o amanhã: medo de privação. (Augusto Vels, Escrita e Personalidade. Ed. Pensamento, 2004, São Paulo)

A escrita com orientação progressiva ou regressiva foi descrita pela primeira vez pelo Dr. J. Héricourt, no Bulletin de la Société e Psychologie Physiologique, em 1897; no qual chama atenção sobre o caráter diferencial das escritas que tem os traços dirigidos para a esquerda e para a direita. Pierre Humbert prefere os termos progressiva e regressiva em detrimento dos de Héricourt.

Contudo o que mais chama atenção na assinatura é o emaranhado final, no qual existe uma forte acentuação da pressão.

Análise da última palavra segundo a Grafologia Morettiana:
Para o Padre italiano Girolamo Moretti, o “gesto fugitivo” se materializa freqüentemente nos Traços (Rizos), que podem ser encontrados não só nos finais das palavras, mas também no início das mesmas, inclusive nas barras dos tt, sobre os pontos no ii, nos acentos, nos sublinhados e parágrafos.


Traço da confusão
A barra do T ou outros traços análogos vão da direita para a esquerda entrelaçando toda a palavra. A confusão se deriva do fato de que aqueles traços invadem o campo reservado a outras letras.
O “Ricci della Confusione” indica que devido as suas tensões internas, potencializa, muitas vezes de forma negativa qualquer tipo de estímulo que chegue até ela.
Não em habilidade para realizar julgamentos precisos, faz juízos de tudo e de todos sem razão plausível ou precisão. Sempre agitação e preocupado, mas nem ele mesmo sabe o porquê. (Grafologia, Texto Teórico Práctico, Ed. Tantin, Espanha)


Escrita em Saltos
A direção da linhas em que pese o pouco material pode ser considerada Em saltos:
Definição da escrita Em Saltos:
No caso anterior as palavras é que subiam ou desciam em relação a linha de base. Neste caso quem “salta” sobre a linha de base são as letras no interior das palavras. Trata-se de um interessante conceito da escola italiana que a chamam de “Scattante”e os espanhóis de Desprendida.
Interpretação:
Nervosismo que se transforma em repentinos saltos na ação e no pensamento. Quase sempre é passional porque seus impulsos são imediatos que a razão tem dificuldades para controlá-los. Encontra-se em um contínuo fervor de sentimentos e passa rapidamente da benevolência para o enfrentamento, do nojo para a doçura e da ira para a calma. (Torbidoni)

Um grande abraço a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores