08 março, 2011

Qualificação ou experiência, o que é mais importante?

Constantemente nos deparamos com situações no mercado de trabalho e no dia-a-dia das empresas que nos fazem parar e refletir. Principalmente para os profissionais de recrutamento e seleção e gestores, que constantemente tem que selecionar pessoas novas para ocuparem determinadas funções nas suas equipes. O que devemos levar em consideração: a experiência do candidato? Ou a sua formação técnica?
Como profissional de recursos humanos, acredito que deve haver um equilíbrio entre ambos os aspectos. Claro que tudo vai depender do cargo em questão, algumas vezes precisamos valorizar a experiência, em outros casos precisamos de alguém mais qualificado.
Quando contratamos alguém com pouca experiência, mas com forte conhecimento e preparo técnico, temos que estar disponíveis para treinar e dar o tempo para que esse profissional mostre o seu talento. Não é porque alguém tem muita formação e pouco tempo de experiência que não servirá para o cargo. Em outros casos, também temos que considerar que uma pessoa com vasta experiência profissional e pouca qualificação também terá os seus prós e contras. Poderá ser alguém com muitos vícios e pouco adepta ao que é novo. Mas também poderá trazer na sua prática algo que valorize o serviço na empresa.
Devido a todos os fatores e exemplos citados anteriormente, volto a repetir que devemos pensar no cargo que a pessoa exercerá, qual a missão de suas funções, o que a empresa quer e precisa no momento e qual a mensagem que o RH quer passar ao contratar determinado profissional quer passar  para o restante da empresa.
Acredito sempre no equilíbrio e no perfil da vaga, temos que aumentar a régua quando a empresa quer passar uma mensagem de qualificação e inovação, nesses casos temos que avaliar o que o mercado oferece e contratar alguém de acordo com o que necessitamos. 
Como profissionais de recursos humanos precisamos atentar para esses fatos, buscando identificar os talentos de acordo com o perfil da vaga e de acordo com o que os gestores buscam nos profissionais que precisam compor as suas equipes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores