Duração mínima 02 anos - Mais dois anos de supervisão
Quatro módulos - Grafologia Expressiva é obrigatório.
Supervisão individual -
grafonauta@br.inter.net
NOME DA DISCIPLINA | |||||||||||
GRAFOLOGIA I – TERMINOLOGIA E MÉTODOS | |||||||||||
DOCENTE HABILITADO PARA MINISTRAR ESTA DISCIPLINA | |||||||||||
NOME | |||||||||||
TITULAÇÃO | IES | Ano de Conclusão | |||||||||
RG | ÓRGÃO EXPEDIDOR | CPF | Matrícula | ||||||||
ENDEREÇO | |||||||||||
CIDADE | CEP | TEL. RESID. TEL. CEL TEL. TRAB. | |||||||||
e-mail | |||||||||||
PIS/PASEP | |||||||||||
EMENTA |
Métodos grafológicos e evolução. Principais escolas de Grafologia no mundo. Desenvolvimento e pesquisas. Terminologia e práxis de grafologia. Classificação dos gêneros e das espécies. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Unidade 1. Histórico da grafologia 1.1 História da Grafologia 1.2 Grafologia no Brasil 1.3 Grafologia na Europa 1.4 Estudo de Binet em Sorbonne 1.5 Centros de Pesquisa no Mundo Unidade 2. Métodos modernos de análise grafológica 2.1 Observação Geral do Traçado 2.2 Dinâmica e integração do movimento espaço-organizacional 2.3 Espaço e Forma 2.4 Movimento 2.5 Traço Unidade 3. Sínteses de orientação 3.1 Definição de gêneros, espécies e modos 3.2 Síntese de orientação 3.2 Evolução (Jamin) 3.2.1. Organizada 3.2.1. Desorganizada 3.2.1. Combinada 3.2.1. Inorganizada 3.3 Harmonia 3.3.1 Harmônica 3.3.2 Inarmônica 3.4 Síntese entre Forma e Movimento Unidade 4. Síndromes Gráficas 4. 1 Inibição 4. 2 Expansão 4. 3 Impulsividade 4.4 Relaxamento do traço 4.5 Rigidez do traço 4.6 Deterioração gráfica 4.7 Impessoalidade Unidade 5. Distribuição Espacial Grafoescritural 5.1 Clara 5.2 Arejada 5.3 Confusa 5.4 Legível 5.5 Ilegível 5.6 Concentrada 5.7 Condensada 5.8 Espaçada 5.9 Organizada 5.10 Desorganizada 5.11 Limpa 5.12 Suja 5.13 Invasiva Unidade 6. Largura/Estreiteza – Escola Italiana 6.1 Entre as letras 6.2 Entre as palavras 6.3 Larga nas letras 6.4 Tríplice Largura Espacial 6.5 Unidade 7. Dimensão 7.1 Zona média – Eixo Vertical 7.1.1 Formas de avaliar o tamanho 7.1.2 Altura absoluta e Altura grafológica 7.1.3 Grande 7.1.4 Pequena 7.1.5 Crescente 7.1.6 Decrescente 7.2 Zona média – Eixo Horizontal - Amplitude 7.2.1 Estreita 7.2.1 Extensa 7.3 Zona média – Amplitude 7.3.1 Baixa 7.3.2 Alta 7.3.3 Rebaixada 7.3.4 Sobressaltada 7.3.5 Uniforme 7.3.6. Dilatada 7.3.7 Sóbria 7.3.8 Compensada 7.4 Proporção - Divisão inter-zonal 7.4.1 Proporcional 7.4.2 Desproporcional 7.4.3 Mista Unidade 8. Pressão 8.1 Espécies de acordo com ao apoio do instrumento no papel. (pressão no sentido estrito do termo) 8.1.1 Apoiada 8.1.2 Leve 8.1.3 Em relevo 8.1.4 Sem revelo 8.1.5. Deslocada 8.1.6 Espasmódica 8.1.7 Acerada 8.1.8 Massiva 8.1.9 Fusiforme 8.1.10 Profunda 8.1.11 Superficial 8.1.12 Em sulcos 8.2 Espécies de acordo com a qualidade dos traços. (o interior e as bordas) 8.2.1 Nítida 8.2.2 Pastosa 8.2.3 Nutrida 8.2.4 Desnutrida 8.2.5 Seca 8.2.6 Congestionada 8.2.7 Empastada 8.2.8 Filiforme 8.2.8 Frouxa Unidade 9. Condução do traçado 9.1 Hipotensa 9.1. Flexível 9.1. Firme 9.1. Contraída 9.1. Hipertensa 9.1. Desigualdades de Tensão Unidade 10. Forma 10.1 Execução – Evolução da forma 10.1.1 Caligráfica 10.1.2Redonda 10.1.3 Sistematizada/Monomorfa 10.1.4 Estilizada 10.1.5 Polimorfa 10.1.6 Angulosa 10.1.7 Simples 10.1.8 Simplificada 10.1.9 Seca 10.1.10 Ríspida 10.1.11 Ornada 10.1.12 Extravagante 10.1.13 Complicada 10.1.14. Artificial 10.1. 15. Tipográfica 10.1.16 Inflada 10.1.17 Infantil 10.1.18 Ovóide/ovalada Unidade 11. Continuidade 11.1 Progressão da escrita 11.1.1 Inibida 11.1.2 Contida 11.1.3 Monótona 11.1.4 Cadenciada 11.1.5 Ágil 11.1. 6. Rítmica. 11.2 Ligação 11.2.1 Ligada 11.2.2 Desligada 11.2.3 Agrupada 11.2.4 Combinada 11.3 Deficiências de continuidade 11.3.1 Fragmentada 11.3.2 Ligações desiguais 11.3.3 Lapsus de ligação 11.3.4 Retocada 11.3.5 Pontilhada/Em bastão 11.3.6 Sacudida 11.3.7 Suspensa 11.3.8 Inacabada Unidade 12. Ligação 12.1 Em ângulos - 12.2 Arcada 12.3 Guirlanda 12.4 Anelada 12.5 Filiforme 12.6 Mista 12.7 Dupla curva 12.8 Duplo ângulo Unidade13. Movimento Grafoescritural 13.1 Estático ou imóvel 13.2 Flutuante 13.3 Inibido/contido 13.4 Controlado 13.5 Fluído 13.6 Vibrante/efervescente 13.7 Dinâmico 13.8 Propulsivo 13.9 Retardado 13.10 Revirados para a esquerda 13.11 Estudos complementares Unidade 14. Velocidade 14.1 Lenta 14.2 Pausada 14.3 Rápida 14.4 Precipitada 14.5 Lançada 14.6 Acelerada 14.7 Desigualdades de velocidade Unidade 15. Inclinação das letras 15.1. Inclinada 15.2. Tombada 15.3 Vertical 15.4 Invertida 15.5 Oscilante (variável 15.6 Paralela 15.7 Sinuosa 15.8 Contorcionada 15.9 Hastes Côncavas /Convexas Unidade 16. Direção das linhas 16.1 Retilínea 16.2 Rígida 16.3 Ascendente 16.4 Descendente 16.5 Linhas côncavas 16.6 Linhas convexas 16.7 Sinuosa 16.8 Imbricadas ascendentes 16.9 Imbricadas descendentes 16.10 Escalonada 16.11 Em saltos 16.12 Colas de Zorro 16.13 Mista 16.14 Em leque Unidade 17. - Orientação geral do traço 17.1 Escrita progressiva 17.2 Regressiva 17.3 Escrita mista. 17.4 Escrita ao revés 17.5 Escrita com torções Unidade 18. Discordâncias 18.1 Forma 18.2 Tamanho 18.3 Pressão 18.4 Direção 18.5 Velocidade 18.6 Inclinação 18.7 Continuidade Unidade 19. Signos gráficos 19.1 Guirlanda 19.2 Arco 19.3 Bucle 19.4 Laço 19.5 Serpentina 19.6 Espiral 19.7 Triângulo 19.8 Arpão 19.09 Nó 19.10 Torções 19.11 Dente de tubarão 19.12 Unha do criminoso 19.13 Rasgo do Escorpião 19.14 Facas 19.15 Letras D e S 19.16 Estereotipias Unidade 20 – Dicotomia ângulo/curva 20.1 Estudo do ângulo e curva na Escola Italiana 20.2 Ângulo A 20.3 Ângulo B 20.4 Ângulo C 20.5 Estudo das letras ovais Unidade 21. Estudo das Assinaturas 21.1 Definições 21.2 Diferenças entre assinatura e autógrafo 21.3 Rubrica 21.4 Posição da assinatura em relação ao texto Unidade22. Signos livres 22.1 Pontuação e acentuação 22.2 Traço inicial, traço final 22.3 Barras dos T 22.5 Pingos nos I 22.4 Estudo Til Unidade 23. Traços da Escola Italiana 23.1 Subjetivismo 23.2. Traço da Afetação 23.3. Traço da fleugma 23.4. Traço do desprezo 23. 5. Traços de mitomania 23.6. Traço da confusão 23. 7. Traço da independência 23. 8. Traço da insegurança material Unidade 24. Elaboração do Perfil Grafológico 24.1 Métodos 24.2 Levantamento de dados 24.3 Estudo das dominantes 24.4Características psicológicas 24.5 Elaboração final do Perfil |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | ||
1. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943. 2. CREPIEUX-JAMIN, J. - ABC de la Graphologie, PUF, Paris 1a ed. 1930 3. BOILLE, NICOLE - Il gesto grafico, gesto creativo, Itália; Ed. Borla, 1998. 4. ODETTE SERPA LOEVY - Grafologia, São Paulo. Sarvier, 1987 5. TORBIDONI –ZANIN. – Grafologia, Texto teórico practico. E. Tantin, 1991. 6. AUGUSTO VELS - Escrita e Personalidade, São Paulo. Pensamento, 1991. 7. MORETTI GIROLAMO – Tratatto di grafologia – Inteligenza – Sentimento. Ed, Messagero, 2006. 8. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Vicrotiano, 1953. 9. KLAGES LUDWIG – Escritura y Caracter. Ed. Paidos. 1956. 10. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999. 11. PAULO SERGIO DE CAMARGO – A escrita revela sua personalidade. Ed. Cepa, RJ, 2001. 12. PAULO SERGIO DE CAMARGO – A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 13. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Assinatura e Personalidade. Ed. PSG, 2006. 14. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto. 15. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. | ||
NOME DA DISCIPLINA | ||
NOME DA DISCIPLINA | |
GRAFOLOGIA II – PSICODINÂMICA DO ESPAÇO NA GRAFOLOGIA | |
EMENTA | |
Estudo das teorias de espaço. A escrita como ciência da expressão. Conceitos de Ritmo. Avaliação psicodinâmica do ritmo de Forma, Espaço e Movimento espacial. Estudo da dinâmica das margens e do texto. | |
Unidade 1. O espaço e Grafologia 1.1. A percepção global do espaço na grafologia 1.2. Simbolismo espacial de Pulver 1.3. Estudo das imagens do movimento – Robert Heiss 1.4. O espaço na Escola Italiana Unidade 2. Ritmo na Escrita 2.1.Definição 2.2.Teorias de Ritmo 2.3.Escola Alemã 2.4.Ritmo de Espaço 2.5.Ritmo de Forma 2.6.Ritmo de Movimento 2.7.Como avaliar Ritmo na escrita Unidade 3. Espaço entre as palavras e letras 3.1 Definição 3.2 Medidas grafoescriturais 3.2 Estudo da escola italiana 3.3 Interpretação psicológica Unidade 4. Espaço entre as as linhas 4. 1 Definição 4. 2 Medidas grafoescriturais 4. 3 Comparações entre os espaços 4.4 Interpretação psicológica Unidade 5. Divisão inter-zonal - Zona Superior 5.1 Definição 5.2 Valores relativos e absolutos das diversas escolas 5.3 Variações de tamanho 5.4 Variações de largura 5.5 Interpretação psicológica Unidade 6. Divisão inter-zonal - Zona Média 6.1 Definição 6.2 Tamanho e variações 6.3 Comparações com as demais zonas da escrita 6.4 Interpretação psicológica Unidade 7. Divisão inter-zonal - Zona Inferior 7.1 Definição 7.2 Tamanho e variações 7.3 Comparações com as demais zonas da escrita 7.4 Interpretação psicológica Unidade 8. Estudo das margens 8.1 As quatro margens 8.2 Significado geral 8.3 Interpretação global Unidade 9. Estudo das margens – Eixo Vertical 9.1 Margem superior e inferior 9.1. Tamanho e variações 9.1. Forma e variações 9.1. Comparação entre as margens 9.1. Interpretação global Unidade 10. Estudo das margens – Eixo Vertical 10.1 Margem esquerda e direita 10.2 Simbolismo espacial 10.3 Tamanho e variações 10.4 Forma e variações 10.5 Comparação entre as margens 10.6 Interpretação global | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
1. J. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943. 1. HEISS ROBERT – L´interpretazione della scrittura. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 2. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Victoriano, 1953. 3. KLAGES LUDWIG – Escritura y Caracter. Ed. Paidos. 1956. 4. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999. 5. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 6. MULLER, W. H. - ENSKAT, A. - Diagnostica grafologica. Fondamenti, possibilità, limiti Edizioni Messaggero Padova, 1995. 7. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto. 8. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.de – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 9. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. |
NOME DA DISCIPLINA | |
GRAFOLOGIA III – ESTUDO DO TRAÇO E GRAFOPATOLOGIA | |
EMENTA | |
Estudos de Walter Hegar. Principais conceitos de traço e traçado. Importância para o levantamento grafológico. Estudos e conceitos de grafopatologia. Desenvolvimento e pesquisas de grafopatologia por médico no século XX. | |
Unidade 1. Grafometria 1.1 Conceitos de Grafometria 1.2 Estudo da Escola Francesa – Jacques Salce 1.3 Estudos de Zubin e Lewinson Unidade 2. O traço e o traçado 2.1 Observação Geral 2.2 Diferença entre Traço e Traçado 2.3 Ligações espaciais 2.4 Traço segundo W. Hegar Unidade 3. Qualidade do Traço 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Significado geral Unidade 4. Conteúdo expressivo do Traço 4. 1 Definições 4. 2 Avaliação 4. 3 Correspondências Psicológicas Unidade 5. O contorno do Traço 5.1 Definições 5.2 Avaliação 5.3 Correspondências Psicológicas Unidade 6. Características do Movimento 6.6 Tipos 6.7 Traço; forma e movimento 6.8 Avaliação 6.9 Correspondências Psicológicas Unidade 7. Textura do Traço segundo R. Pophal 7.1 Traço Homogêneo 7.2 Traço Granulado 7.3 Traço amorfo 7.4 Correspondências Psicológicas Unidade 8. Grafopatologia 8.1 Histórico 8.2 Conceitos 8.3 Identificação de traços ligados a patologia 8.4 Depressão 8.5 Agressividade 8.6 Drogadição 8.7 Estresse 8.8 Disgrafias 8.9 Outras doenças e distúrbios 8.10 Importância do não-diagnóstico | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
1. J. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943. 2. BOSE CATHERINE– La graphologie allemande, Masson, Paris 1992 3. HEISS ROBERT – L´interpretazione della scrittura. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 4. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Victoriano, 1953. 5. KLAGES LUDWIG – Escritura y Carácter. Ed. Paidos. 1956. 6. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999. 7. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005 8. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 9. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 10. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 11. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto. 12. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. |
NOME DA DISCIPLINA |
GRAFOLOGIA IV – A Grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal |
EMENTA |
A Grafologia como a principal (ou auxiliar) ferramenta no processo de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas. Utilização da técnica grafológica na avaliação de potencial para a contratação ou promoção de funcionários. Estudos para reconhecer por meio do gesto gráfico as principais qualidades e deficiências do ser humano e utilizar este conhecimento como meio para o aperfeiçoamento pessoal. |
Unidade 1. A grafologia nas Empresas 1.1 O grafólogo 1.2 Formação do profissional 1.3 Conhecimentos necessários 1.4 Como é utilizado pelas empresas Unidade 2. Perfis Grafológicos 2.1 Tipos de Perfis 2.2 Perfis descritivos e sintéticos 2.3 Gráficos 2.4 Vantagens e desvantagens 2.5 Redação do perfil Unidade 3. Recrutamento e Seleção de Pessoal 3.1 Solicitação 3.2 Técnicas de avaliação 3.3. Descrição de cargos Unidade 4. Avaliação de potencial pela grafologia 4. 1 Definições 4. 2 Potencial 4. 3 Motivação – Fatores na escrita 4.4 Vontade 4.5 Correspondências Psicológicas Unidade 5. O problema humano nas empresas 5.1 Estudos gráficos 5.2 Alcoolismo 5.3 Depressão 5.4 Estresse 5.5 LER - DORT Unidade 6. Teorias Avançadas de Grafologia 1.1 Escala de Pophal – Graus 1.2 Perfil profissional ligado a empresas 1.3 Correspondências Psicológicas Unidade 7. Grafologia e Liderança 7.1 Teorias de liderança 7.2 Estudos gráficos 7.3 Avaliação e correspondências psicológicas Unidade 8. Escrita e Profissões 8.1 Conceitos 8.2 Dom gráfico e Habilidade Gráfica 8.3 Sociabilidade 8.4 Identificação de possíveis traços ligados a profissões 8.4 Unidade 9. Inteligência e escrita 9.1 Teorias 9.2 Estudos gráficos 9.3 Criatividade 9.4 Produtividade 9.5 Maturidade intelectual e emocional 9.6 Habilidades mentais 9.7 Avaliação e correspondências psicológicas |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
1. GILLE-MAISANI. - Psicologia de 2. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005 3. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 4. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 5. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 6. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005. 7. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 8. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006.. 9. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009. 10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. |
NOME DA DISCIPLINA |
GRAFOLOGIA V – PERFIS SINTÉTICOS POR COMPETÊNCIA |
EMENTA |
O estudo da grafologia voltado para a avalição das principais competências nas empresas. O método exposto visa dar ao futuro grafólogo condições de observar por meio das escritas características de interesse especial na contratação, promoção e avalição do potencial humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
Unidade 1. Definições 1.1 Observações gerais 1.2 Vantagens e desvantagens do método 1.3 Modelos de gráficos Unidade 2. Esquema prático – Método das Polaridades 2.1 Esquema 2.2 Observação da escrita 2.3 Definição dos traços principais e dominantes 2.4 Polaridades 2.5 Conjugação das polaridades 2.6 Avaliação final Unidade 3. Avaliação por camadas 3.1 Estudos 3.2 Tipos de avaliação 3.3 Exemplos de camadas 3.4 Modelos gráficos 3.5 Interpretações 3.6 Exercícios práticos Unidade 4. Dicotomia ângulo/curva de Moretti 4.1 Polaridade 4.2 Egoísmo/Altruísmo 4.3 A curva 4.4 O ânguli 4.5 Ângulo A – B – C – interpretações 4.6 Ângulo A – Ressentimento e suscetibilidade 4.7 Ângulo B – Tenacidade e teimosia 4.8 Ângulo C – Sagacidade e astúcia 4.9 Ângulo C e as competências Unidade 5. Extroversão e introversão 5.1 Polaridades 5.2 O extrovertido – estudos 5.3 O introvertido - 5.4 Características gráficas dos tipos 5.5 O introvertido/extrovertido e as competências Unidade 6. Como fatias as espécies grafológicas 6.1 Teorias 6.2 Modelos 6.3 Exemplos 6.4 Exercícios práticos Unidade 7. A mentira 7.1 Definições 7.2 Características gráficas 7.3 Esquema da polaridade 7.4 Mitomania 7.5 Apropriação indébita 7.6 Ocultação da personalidade 7.7 Mentira por vaidade 7.8 Mentira por interesse 7.9 Mentira por bons sentimentos 7.10 Mentira por medo de castigo 7.11 Mentira e as competências 7.10 Exercícios práticos Unidade 8. Mais fatias 8.1 Reflexão 8.2 Flexibilidade 8.3 Decisão 8.4 Capacidade de organização 8.5 Controle das reações 8.6 Correspondências psicológicas Unidade 9. Vontade e Motivação 9.1 Teorias 9.2 Polaridades 9.3 Exercícios práticos Unidade 10. Inteligência 10.1 Teorias 10.2 Inteligências Múltiplas – traços grafológicos 10.3 Fatores da inteligência 10.4. Atenção e concentração 10.5 Abstração/Racionalização – traços grafológicos 10.6 Lógica/intuição 10.7 Memória 10.8 Capacidade de associação 10.9 Imaginação 10.10 Sinais Gráficos Favorecedores e Contrários 10.11 Exercícios práticos Unidade 11. Competências - Liderança 11.1 Estudos 11.2 Estilos de liderança – liberal – autocrática – democrática etc. 11.3 Características gráficas 11.4 Traços favorecedores 11.5 Exercícios práticos Unidade 12. Competências – Orientação para resultados 12.1 Estudos 12.2 Características gráficas 12.3 Traços favorecedores 12.4 Exercícios práticos Unidade 13. Competências – Tomada de decisão 13.1 Estudos 13.2 EDATIA 13.3 Características gráficas 13.4 Traços favorecedores 13.5 Exercícios práticos Unidade 15. Competências – Comunicação 14.1 Estudos 15.2 Características gráficas 15.3 Traços favorecedores 15.4 Exercícios práticos Unidade 16. Competências – Gestão de Mudanças 16.1 Estudos 16.2 Características gráficas 16.3 Traços favorecedores 16.4 Exercícios práticos Unidade 17. Competências – Empreendedorismo 17.1 Estudos 17.2 Diferença entre gerente e emprendedor 17.3 Características gráficas 17.4 Traços favorecedores 17.5 Exercícios práticos Unidade 18. Competências – Visão sistêmica 18.1 Estudos 18.2 Características gráficas 18.3 Traços favorecedores 18.4 Exercícios práticos Unidade 19. Competências – Relacionamento interpessoal 19.1 Estudos 19.2 Características gráficas 19.3 Traços favorecedores 19.4 Exercícios práticos Unidade 20. Competências – Relacionamento interpessoal 20.1 Estudos 20.2 Características gráficas 20.3 Traços favorecedores 20.4 Exercícios práticos Unidade 21. Competências – Visão estratégica/Sistêmica 21.1 Estudos 21.2 Características gráficas 21.3 Traços favorecedores 21.4 Exercícios práticos Unidade 22. Competências – Criatividade 22.1 Estudos 22.2 Características gráficas 22.3 Traços favorecedores 22.4 Exercícios práticos Unidade 23. Tipos de movimento e as Competências – 23.1 Movimento estático – contido – flutuante - controlado – dinâmico etc 23.2 Características gráficas 23.3 Competências - favorecedores e inibidores no movimento 23.4 Exercícios práticos Unidade 24. Sinais de saúde na escrita 24.1 Polaridades 24.2 Sinais de equilíbrio e desequilíbrio na escrita 24.3 Características gráficas 26.4 Exercícios práticos Unidade 25. Avaliação Global ou 360º 25.1 Teorias 25.2 Modelos gráficos 25.3 Exercícios práticos Unidade 26. Modelos de Perfis Sintéticos por competências 26.1 Características gráficas 26.2 Produtividade – Qualidade no trabalho – flexibilidade etc. 26.4 Exercícios práticos Unidade 27. Modelos de Gráficos de Perfis Sintéticos por competências 27.1 Avaliação 27.2 Exercícios práticos Unidade 28. Combinações grafológicas úteis 28.1 Combinações da escola morettiana 25.2 Outras combinações prática 25.3 Exercícios práticos Unidade 29. Criação de modelo final 29.1 Exemplos 29.2 Seleção das competências 29.3 Criação do gráfico 29.4 Elaboração do modelo final completo | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de 02. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005 03. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 05. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 06. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005. 07. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 08. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006.. 09. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009. 10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. 11. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010. 12. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010. 13. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Forense. PSG São Paulo, 2010. |
NOME DA DISCIPLINA |
GRAFOLOGIA VI - NEUROCIÊNCIAS – NEUROFISIOLOGIA DA ESCRITA. |
EMENTA |
Estudo da neurofisiologia aplicada ao ato de escrever. O cérebro. Conceitos e planificação do gesto gráfico cerebral. A conduta gráfica. Escrita com a mão direita e esquerda. Dislexia. Distúrbios psicológicos ligados a escrita. |
Unidade 1. O cérebro 1.1Descrição 1.2 Sistema nervoso central 1.3 Funções do cérebro 1.4 Hemisférios cerebrais direito e esquerdo Unidade 2. Sistema nervoso central - Encéfalo 2.1 Córtex cerebral 2.2 Hipotálamo 2.3 Tálamo 2.4 Ponte 2.5 Bulbo 2.6 Cerebelo 2.7 Medula Espinhal Unidade 3. Sistema nervoso periférico 3.1 Definição 3.2 Nervos cranianos 3.3 Nervos raquidianos Unidade 4. Sistema nervoso autônomo 4. 1 Anatomia 4. 2 Características funcionais 4. 3 Sistema Nervoso Simpático 4.4 Sistema Nervoso Parassimpático Unidade 5. Neurônios 5.1 Pericário 5.2 Dentritos 5.3 Axônios 5.4 Sinapses Unidade 6. Características do Movimento 6.1. Tipos 6.2. Traço; forma e movimento 6.3. Avaliação 6.4. Correspondências Psicológicas Unidade 7. Meninges 7.1 Dura-mater 7.2 Aracnóide 7.3 Pia-Mater 7.4 Patologias meningeas Unidade 8. O gesto de escrever 8.1 Autonomia dos músculos e das mãos 8.2 Áreas pré-motoras do lóbulo frontal 8.3 Colunas da área motora primária – etapa de execução 8.4 Escrita e tremores 8.5 Controle visual da escrita 8.6 Tálamo - função na escrita 8.7 Escrita coréica 8.8 Disgrafias 8.9 Outras doenças e distúrbios Unidade 9. Conceito de gesto gráfico cerebral 9.1 Escrita e memória 9.2. Afasias 9.2. Agrafia 9.4. Síndrome de Gerstmann 9.5. Agrafias fonológicas e léxicas 9.6. Escrita e representação mental das palavras 9.7 O cérebro e a geração de imagem das palavras 9.8 Imagem antecipadora de Klages Unidade 10. A escrita da mão direita 10.1 Execução – Evolução da forma 10.2 Destro - mitos e realidade 10.3 Sociedade dos destros 10.4 Escrita com a mão esquerda 10.5 Hormônios e lateralidade 10.6 Distorgrafia e dislexia 10.7 Anomalias cerebrais 10.8 Escrita em espelho Unidade 11. Conduta gráfica 11.1 A criança e a escrita 11.2 Evolução da escrita da criança ao idoso 11.3 Ansiedade gráfica 11.4 Inteligência e nível cultura na escrita 11.5 Problemas de postura no gesto grafoescritural 11.6 Orientação de como deve ser executada a escrita |
NOME DA DISCIPLINA | |
GRAFOLOGIA VII – METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA | |
EMENTA | |
Métodos de estudo: projeto de pesquisa, modelo de plano de ação, estruturação do projeto, elaborando o projeto. Conceitos: monografia. Métodos e técnicas de pesquisa: organização do trabalho e formatação, elaborando o resumo, características importantes da redação do resumo. Verbos a Serem Utilizados: apresentar, reforçar. | |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
Unidade 1. Métodos de Estudo 1.6 Projeto de Pesquisa 1.7 Modelo de Plano de Ação 1.8 Estruturação do Projeto 1.9 Elaborando o Projeto Unidade 2. Conceitos 2.1 Conceitos de Projeto 2.2 Conceitos de Monografia | |
Unidade 3. Métodos e Técnicas de Pesquisa 3.1 Organização do Trabalho 3.2 Formatação do Trabalho 3.3 Elaboração do Resumo 3.4 Características Importantes da Redação do Resumo UUnidade 4. Verbos a Serem Utilizados 4.1 Verbos para apresentar 4.2 Verbos para reforçar | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
1. BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 2. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. 3. GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Manual de sistematização e normalização de documentos técnicos. São Paulo: Atlas, 1998. 4. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 5. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1995. |
NOME DA DISCIPLINA | |
GRAFOLOGIA VIII – Grafologia Emocional Expressiva | |
EMENTA | |
Os estudos da grafologia relacionados com estudos de neurofisiologia levam o grafólogo a importantes descobertas das características do autor por meio de palavras reflexas. Os ato falho freudiano é estudado na escrita com o nome de “lapsus calami”. | |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
Unidade 1. A grafologia Emocional 1.1 Histórico 1.5 Estudos de Rafael Schermann 1.6 Curt Honroth 1.7 Escola emocional Unidade 2. O Texto reflexo 2.1 Estudos de Heiss 2.2 Imagens Forma – Espaço - Movimento 2.3 Gráficos 2.4 Características do texto reflexo 2.5 Redação do perfil Unidade 3. O Parágrafo reflexo 3.1 Dimensão física 3.2 Avaliação do tamanho 3.3 Parágrafo inicial 3.4 Parágrafo Central 3.5 Parágrafo Final 3.6 Interpretações Unidade 4. O Parágrafo reflexo - Gêneros 4.1. Eixo horizontal 4.2. Eixo Vertical 4.3. Estudo dos gêneros – pressão – dimensão – inclinação – etc. 4.4 Interpretações Unidade 5. Palavras reflexas 5.1 Fatores de análise 5.2 Anomalias Gráficas 5.3 Escritas fragmentadas 5.4 Lapsus de ligação 5.5 Ligação espacial – teorias 5.6 Escritas suspensas - inacabadas 5.7 Torções 5.8 Soldas – traços sobrepostos etc. Unidade 6. Curva do ânimo 6.1 Teorias 6.2 Esquema ampliado da curva do ânimo – Camargo 6.3 Estudos dos espaços anteriores e posteriores as palavras 6.4 Tendência animadora X deslocamento linear da PR 6.5 Gestos fugitivos e a curva do ânimo 6.6 Traços fugitivos de Moretti 6.7 Traços fugitivos de Marchesan – Traço da Brutalidade 6.8 A letra T e a curva do ânimo - Unidade 7. Interpretação grafopsicológica das PR 7.1 Teorias 7.2 Estudos dos dez gêneros gráficos 7.3 Ângulo A – signo grafológico da reação 7.4 Ângulo B – signo grafológico da tenacidade e teimosia 7.5 Ângulo C – signo grafológico da sagacidade e astúcia 7.6 Avaliação e correspondências psicológicas Unidade 8. Lapsus Calami 8.1 Conceitos 8.2 Lapsus Calami emocional ou secundário 8.3 Lapsus Calami enfático ou primário 8.4 Identificação dos traços e correspondências psicológicas Unidade 9. Assinatura 9.1 Teorias 9.2 Estudos gráficos 9.3 Diferença entre nome e sobrenome 9.4 Estudo dos gêneros – pressão – dimensão – inclinação – etc. 9.5 Avaliação e correspondências psicológicas Unidade 10. Imagem Antecipadora de Klages 10.1 Teorias 10.2 Estudos gráficos 10.3 Ciência da expressão 10.4 Avaliação e correspondências psicológicas 10.5 Exercícios práticos | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de 02. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005 03. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 05. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 06. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005. 07. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 08. HONROTH, CURT. Grafologia Emocional. Buenos Aires, 1085 09. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009. 10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. 11. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010. 12. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010. 13. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006.. |
NOME DA DISCIPLINA |
GRAFOLOGIA IX – Grafologia Forense – Personalidades de Risco |
EMENTA |
A grafologia é utilizada em muitos países como subsídio na avaliação de personalidades de risco e nos meios forenses na avaliação de criminosos. O método exposto visa dar ao aluno condições de avaliar características psicológicas de vital importância não só para a criminologia, mas como para o recrutamento e seleção de pessoal. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |
Unidade 1. Definições 1.4 Histórico 1.5 Personalidades HSS 1.6 Tipos T – positivo e negativo 1.7 Regras de avaliação 1.8 Erros mais comuns 1.9 Exemplos práticos Unidade 2. Os tipos de traços 2.1 Traços principais ou de riscos 2.2 Traços agravantes 2.3 Traços atenuantes ou controladores 2.4 Traços conexos 2.5 Exemplos práticos Unidade 3. Matrizes de riscos 3.1 Teorias 3.2 Frequencia dos traços 3.3 Severidade 3.4 Avaliação final de risco 3.5 Modelos gráficos 3.6 Interpretações Unidade 4. Características mais comuns 4.1 Agressividade 4.2 Irritação 4.3 Mentira 4.4 Suicídio 4.5 Personalidade Bordeline – teorias grafológicas 4.6 Psicopatias - teorias grafológicas 4.7 Traços da Brutalidade de Marchesan 4.8 Soldas – traços sobrepostos etc. Unidade 5. Traços de riscos - descrição 5.1 Anomalias de pressão 5.2 Formação em X 5.3 Pingos esmagados 5.4 Traços anômalos 5.5 Formas de armas 5.6 Falta de legibilidade 5.7 Unha do criminoso – Pressão deslocada 5.8 Traços de mitomania I – II – III 5.9 Traços de Moretti 5.10 Distorções gráficas etc. Unidade 6. Traços agravantes – descrição 6.1 Teorias 6.2 Ângulos 6.3 Dimensão exagerada 6.4 Escrita aguda – erizada de Moretti 6.5 Arpões 6.6 Colas de zorro 6.7 Imbricadas 6.8 Escrita monótona 6.9 Formas indefinidas 6.10. Estruturas atípicas etc. Unidade 7. Traços atenuantes 7.1 Curvas = Teorias de Moretti 7.2 Tríplice largura 7.3 Ângulo C – signo grafológico da sagacidade e astúcia 7.4 Escrita uniforme - limpa 7.5 Escrita Hipotensa 7.6 Espaçamento grafológico 7.7 Traços finais e iniciais Unidade 8. Levantamento da Personalidade de Risco 8.1 Conceitos 8.2 Conjugação dos traços 8.3 Execução do perfil 8.4 Identificação dos traços e correspondências psicológicas | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de 02, DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005 03, CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição. 04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987 06. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990. 07. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005. 08. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978 09. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006.. 10. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009. 11. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006. 12. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010. 13. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010. 14. CAMARGO PAULO SERGIO – Personalidades de Risco. PSG São Paulo, 2010. |
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